Ao conceber e configurar um armazém automático, um dos objectivos de conceção é manter o sistema tão leve e compacto quanto possível. Dependendo do tamanho da carga que está a ser movimentada, existem dois tipos de armazém automático. Em aplicações mais leves, as estruturas de alumínio podem suportar cargas até 100 quilogramas, enquanto as estruturas de aço são adequadas para cargas mais pesadas, superiores a 100 quilogramas.
A maioria dos armazéns tradicionais utiliza empilhadores com altura de elevação limitada, enquanto os armazéns automáticos utilizam todo o espaço vertical.
A escolha do equipamento correto é essencial para garantir que um sistema de armazém automático funciona de forma óptima.
Frequentemente utilizados em funções de extensão em vaivéns de armazenagem automatizados, os carros telescópicos com pistas endurecidas oferecem propriedades óptimas de rigidez e durabilidade. Apresentam pouca flexão quando sujeitas a cargas pesadas, mesmo quando totalmente estendidas.
Um dos nossos parceiros da indústria médica utilizou recentemente guias lineares para dar um novo aspeto ao seu armazém automático.
Armazém automático para tubos de ensaio
O sistema “pick and place” é utilizado para movimentar tubos de ensaio para análise de sangue num armazém refrigerado. O robot tem de se deslocar ao longo de diferentes corredores para chegar às prateleiras de armazenamento, adoptando uma trajetória perpendicular quando muda de corredor. As superfícies irregulares sobre as quais as lagartas deslizam complicam ainda mais a situação. Estas mudanças de direção são efectuadas através de carris montados perpendicularmente, que requerem um alinhamento preciso. Normalmente, a utilização de um sistema de deslizamento com rodas ou de um conjunto de rolos sobre os carris não garante a estabilidade e a precisão necessárias para a colocação dos objectos. Trata-se, portanto, de encontrar a solução adequada para estas operações de movimentação e uma configuração fiável do conjunto do sistema.
Como obter um movimento suave e preciso?
Para obter movimentos suaves e precisos ao longo desses eixos, a Rollon recomenda a guia linear Compact Rail para guiar os movimentos do sistema e ajudá-lo a alcançar e recolher as amostras das prateleiras do armazém. Disponíveis em diferentes perfis, estas guias lineares são fornecidas com pistas endurecidas que compensam qualquer desalinhamento da superfície.
A Rollon fez a transição de um eixo para o outro utilizando várias sapatas de rolos montadas perpendicularmente no carro do robot. Quando o carro atinge a coordenada correcta, separa-se em duas partes, uma seguindo o eixo secundário e a segunda permanecendo no eixo principal. A flexibilidade dos rolos Rollon facilita o movimento dos patins para dentro e para fora dos vários carris. A sua precisão e elevada rigidez garantem a posição correcta do robô.