Precisão, rigidez, compacidade, lubrificação. Estes foram os desafios que a Rollon, juntamente com um parceiro OEM, enfrentou para ajudar um fabricante coreano líder de baterias, eletrónica e semicondutores a automatizar as suas linhas de produção de células de bateria.
Uma empresa que fornece soluções de automação chave-na-mão para várias indústrias precisava de automatizar a linha de produção de baterias de uma conhecida empresa multinacional coreana da indústria eletrónica e de semicondutores.
Em particular, a empresa coreana estava insatisfeita com os actuadores utilizados para garantir o movimento entre as estações de trabalho do processo de construção de células de bateria porque tinham problemas de lubrificação. Uma lubrificação ineficaz resulta na interrupção ou abrandamento das linhas de produção, com inevitáveis efeitos negativos no tempo de ciclo e nos parâmetros de eficiência, rendimento e produtividade. Não é um problema pequeno, considerando a alta taxa de produção.
O OEM contactou a Rollon para resolver o problema da lubrificação e equipar o processo com uma solução de movimento linear compacta e precisa que garantisse a repetibilidade e a limpeza. De facto, a solução proposta tinha de resolver os problemas relacionados com a lubrificação e, ao mesmo tempo, garantir outros parâmetros do processo que são necessários para uma produção contínua e de qualidade: precisão no posicionamento, rigidez e compacidade, sendo esta última essencial precisamente devido à dimensão das linhas, ao número de estações e aos cursos muito pequenos. Por fim, não devia contaminar o ambiente nem sofrer a contaminação do próprio ambiente.
A escolha da Rollon recaiu sobre o Sistema de Precisão TH – actuadores lineares de fuso de esferas com guias de esferas recirculantes, pistas retificadas e carrinhos pré-carregados, baseados em extrusão de alumínio anodizado (um fator que evita a oxidação), autoportante e muito leve. Para este caso específico, foi escolhida uma solução com 2 ou 4 cursores com esferas recirculantes.
A solução revelou-se vencedora, a começar pela questão da lubrificação. O atuador TH, de facto, possui um sistema de lubrificação centralizado e optimizado para prolongar a vida útil do atuador, preservando os carros e as calhas de guia de pequenos contaminantes. É uma solução utilizada em ambientes de produção onde a precisão deve ser combinada com a ausência de impurezas, como na indústria automóvel, nos processos de montagem e nas operações de corte a água e a laser em centros de maquinagem.
Para além de gerir as impurezas, o Precision System TH ofereceu o desempenho necessário graças à precisão garantida pelo sistema de fuso de esferas – até 5 µm – mesmo com elevada dinâmica e frequentes inversões de movimento em cursos muito pequenos (50-100 mm).
A solução proposta pela Rollon – que envolveu o fornecimento de mais de 100 actuadores TH em diferentes alturas – automatizou as actividades de pick-and-place em diferentes estações de trabalho: desde o desenrolar da folha de lítio, a medição dos elementos da bateria, o corte, a verificação da espessura da folha, até à inserção final nas caixas da bateria.
Foi precisamente a plena satisfação do cliente final e do parceiro OEM da Rollon que permitiu um fornecimento tão alargado, apoiado por um serviço local.