Um dos maiores desafios que os projetistas do sistema de movimento industrial enfrentam é a gestão dos desalinhamentos. Alguns tipos de guia, normalmente aquelas com esferas recirculantes, exigem um grau muito alto de precisão na instalação e montagem, o que geralmente requer custos adicionais para preparar e ajustar as superfícies de suporte. É possível desenvolver uma aplicação, mantendo os custos reduzidos, combinando, na configuração certa, guias que oferecem caraterísticas diferentes e podem garantir estabilidade, força, precisão e movimentos repetíveis e, além disso, compensar até mesmo desalinhamentos radiais significativos.
T+U, a combinação eficiente
Em uma aplicação instalada em um de nossos clientes, houve várias necessidades a serem atendidas. A combinação de guias lineares de perfil em T e perfil em U conseguiu combinar com sucesso parâmetros de:
• precisão
• exatidão
• gerenciamento da velocidade
• gerenciamento de desalinhamentos
• gerenciamento da contaminação por poeira gerada pelo processamento.
Vamos ver como
Em primeiro lugar, havia a necessidade de suportar radialmente o peso de uma cabeça de laser de cerca de 10 kg para detalhes de gravura em um recipiente de vidro. A cabeça foi movida a uma velocidade de cerca de 1,8 metros por segundo. A precisão na colocação da cabeça era essencial para garantir a qualidade do trabalho.
Por outro lado, era necessário assegurar o auto-alinhamento (mesmo em condições de falta de paralelismo das guias) para reduzir os custos de aplicação. Através da combinação de uma guia de perfil em T e uma guia de perfil em U, foi possível alcançar esses resultados.
A guia em T: exatidão e precisão
A guia em T foi instalada na parte superior da aplicação. A maior parte da carga da cabeça assenta sobre essa guia e é necessária para garantir exatidão e precisão do seu movimento. O perfil da guia, de fato, cria rigidez cancelando movimentos radiais e laterais não intencionais do cursor.
A guia em U para gerir desalinhamentos
A guia de perfil em forma de U foi colocada na parte inferior. Permite que o cursor deslize livremente, permitindo a gestão de folgas de paralelismo de até 4 mm nas pistas com um comprimento máximo de 4 metros.
A combinação de guias com perfis diferentes e caraterísticas específicas permitiu obter uma aplicação simples mas eficaz, sem incorrer em custos adicionais (como os necessários para implementar uma guia de rolamento de esferas recirculantes com os parâmetros de precisão corretos) para toda a estrutura.
A importância do gerenciamento da contaminação
Um dos requisitos mais desafiadores de toda a aplicação foi o gerenciamento da contaminação por poeira de vidro. A existência de contaminação na guia pode, a longo prazo, afetar negativamente o deslizamento do cursor, exigindo assim custos de manutenção adicionais.
As guias lineares com rolamentos de rolos, como Compact Rail, são significativamente mais eficazes do que outras guias de rolamentos de esferas no manuseamento de contaminantes devido a vários fatores:
• diâmetro significativamente maior dos elementos de rolamento (até uma polegada de diâmetro) que permite superar facilmente os obstáculos na pista.
• opção de proteção e remoção de impurezas das pistas.
o que torna esse tipo de guia particularmente eficiente em ambientes sujos e em condições de trabalho onde o gerenciamento de desalinhamentos é um requisito importante.
Interessado em saber mais sobre as vantagens de uma guia ou sistema de guias que consegue gerenciar o desalinhamento radial e axial?